Por debaixo dos panos: Magritte

O que é surreal para você?

sur·re·al 
(francês surréel)
adjetivo de dois gêneros
1. Que apresenta características próprias do surrealismo. = SURREALISTA
2. Que causa ou denota estranhezanão pertencendo à esfera do real. = ABSURDOBIZARROESTRANHO
substantivo masculino
3. Aquilo que está para além do real.


"surreal", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/surreal [consultado em 30-04-2016].


Para além do real. Essa é uma das definições do que seria surreal. Em matéria de transporte para outra realidade, os artistas surrealistas nos deixaram um belo legado e imagens de dar nó na cabeça. Pois René Magritte, em sua série de quatro pinturas em que os personagens estão com os rostos encobertos, deixou um nó que a gente adora tentar desatar.

Vamos observá-las.
Os Amantes (Les Amantes), 1928. Fonte da imagem: Nattional Gallery, Australia

Os Amantes (Les Amants), 1928. Fonte da imagem: MOMA





A invenção da vida (L'Invention de la vie), 1928 .Fonte da Imagem: http://totallyhistory.com/rene-magritte-paintings/





A história central (L'histoire centrale), 1928. Fonte da Imagem: http://totallyhistory.com/rene-magritte-paintings/

Ficou com vontade de arrancar os panos que cobrem esses rostos? É, eu também. Essa mão que vai ao pescoço em " A História Central" só aumenta ainda mais a minha agonia!

Essas quatro obras foram pintadas no mesmo ano, 1928. Existem algumas explicações para sua origem. Uma delas remonta à morte da mãe da Magritte por afogamento. Ele tinha 14 anos e teria presenciado o resgate dela, encontrada com a camisola cobrindo o rosto. Outra possível conexão é o interesse do pintor pelo personagem "Fantômas", um herói de uma série de suspense que nunca mostra o rosto. 

São histórias que mexem com o nosso imaginário, mas o próprio Magritte não dá muita corda a elas quando diz que suas "pinturas não escondem nada" (fonte: MoMa).

Origens à parte, um dos motivos que torna uma obra de arte especial é sua capacidade de dialogar com o tempo. Essas quatro significativas obras do pintor surrealista foram pintadas a quase 100 anos e podem nos dizer muito para os dias de hoje. As pistas são inúmeras. Particularmente gosto de pensar na ideia de incomunicabilidade. É a sensação que o conjunto das quatro obras me trazem. Em tempos que vivemos o auge da comunicação através das novas tecnologias, dialogar sobre a efetividade dessa comunicação me parece super atual. 

Em os "Amantes" (e são duas as obras com o mesmo nome) essa incomunicabilidade se faz mais presente. Temos um beijo ou um não-beijo? "Isso não é um beijo", poderia ser o subtítulo da obra, em referência direta ao famoso cachimbo de sua obra mais famosa, "A Traição da Imagem".

Mas essa é só uma das pistas. O que você sente quando olha para essas imagens? Quais são as primeiras palavras que lhe vêem a mente para defini-las?

Dessa sua conversa particular com a arte é que irão surgir inúmeras interpretações. É uma viagem deliciosa, que eu recomendo muito. Recomendo sempre.

Saiba mais sobre o Surrealismo aqui.

No Pinterest dá para se divertir bastante conferindo outras obras do nosso amigo surrealista. Corre lá!





Nenhum comentário:

Postar um comentário