TUTORIAL PARA APROVEITAR (MUITO) O GOOGLE CULTURAL INSTITUTE

Eu amo demais. Criado em 2011, a plataforma do Google Art Project é dessas coisas que fazem a gente agradecer muito estarmos vivendo essa Era, em que o limite para que as informações e conteúdos cheguem até nós parece não ter fronteiras. E aqui estou falando de conteúdo cultural, conteúdo de Arte e História de mais de 50 países mapeados pela plataforma e disponíveis lindamente ao alcance de um clique aqui e outro acolá. E nesse cliques você "entra" dentro desses museus e institutos, faz passeios virtuais incríveis, observa obras de arte em seus mínimos detalhes e ganha um banho de muito conhecimento.

Sim, eu sei, não é a mesma coisa que estar ao vivo e em cores. E não é para ser igual e nem para substituir. Cada coisa no seu lugar. É uma ferramenta a mais, é mais uma possibilidade que se apresenta para nós. Hoje em dia, quase todos os principais museus do mundo possuem ferramentas em seus próprio sites, para que eu e você possamos nos apropriar ainda mais de seus acervos. E convenhamos, eu não sei você, mas as possibilidades que eu consiga ter vida e grana para visitar todos os milhares de espaços culturais e ver todas as obras de arte que meu corpo e coração anseia frente à frente é um pouco remota. Então o Google Cultural Institute se apresenta como uma tremenda mão na roda. E pode ser usado de múltiplas maneiras, como recurso para uma aula de Arte ou História, como fonte de estudos, ou simplesmente como pura diversão.

Posto isto e com o perdão do trocadilho, mãos à obra! Vou apresentar para vocês as principais ferramentas que a plataforma disponibiliza.

Primeiro vamos acessar :

Google Cultural Institute (já coloca nos seus Favoritos!)

Assim que você acessar a página, ela vai te convidar para você fazer um passeio para conhecer as ferramentas ou assistir o vídeo de apresentação. Faça os dois para entrar no clima.


Essa é a visão que você vai ter quando clicar em "faça um passeio". A plataforma é muito simples de mexer, tem um visual bacana e intuitivo. Quando lançou estava só disponível em inglês, hoje pelo menos as guias estão em português.


Quando você clicar em "Começar a explorar" (no meio da imagem acima) vai abrir essa outra tela. Clicando na seta à esquerda uma guia vai surgir. E teremos todas essas opções que estão aparecendo na imagem abaixo, guia à esquerda. São conteúdos que já estão separados por temas.





O World Wonders é bem legal. Dá para visitar algumas ditas Maravilhas do Mundo, como por exemplo, as ruínas de Pompéia, que eu separei na imagem abaixo. Vai funcionar exatamente como no Street View, vai clicando e passeando.



Outro conteúdo muito interessante é o Street Art, que você vai localizar naquela mesma primeira guia. Dá para navegar por exposições de arte de rua de diversos países, e conhecer o trabalho de alguns dos coletivos mais interessantes de grafite ao redor desse nosso mundão. Entre com calma em cada uma das opções que essa guia principal oferece e explore!

E para explorar, vou contar para vocês quais são os meus recursos preferidos. Primeiro é importante saber que na caixa de diálogo pesquisar você pode inserir tanto o nome de algum artista em específico, como o nome de um museu. Digamos que tenhamos colocado Van Gogh.


Pronto. Vai aparecer todas as obras disponíveis desse artista no Google Cultural Institute.Você pode clicar em qualquer uma.  Eu cliquei em um auto-retrato e nessa imagem abaixo estou usando um recurso que eu adoro, que é o de observar detalhes da obra em alta definição. É muito simples. Sempre que você clicar na obra, essa caixinha menor, à esquerda, vai aparecer. Basta ir movendo com o mouse na área você quer observar e clicar na setinha de + para a imagem ir aumentando. E bingo! As pinceladas do nosso holandês aparecem nítidas diante de nós.


Mais um exemplo, agora com Caravaggio. Que olho!


Vamos observar que para cada imagem, tem algumas informações. Em nosso exemplo, o nome da obra (Medusa), o ano de sua produção (1595-1598) e alguns símbolos. Vamos falar de cada um.

O símbolo amarelinho é a porta para muita diversão e você já deve conhecer ele do Street View. Não à toa, o Art Project é conhecido popularmente como o StreetView dos museus. Clicando nele, vai aparecer a nossa Medusa em sua casa atual, que é a Galeria Uffizi. Aí de lá você pode continuar passeando pelos corredores da Uffizi e ver quais são as companhias de parede que ela tem.

Esse é o símbolo para comparar. Clicando nele você pode comparar essa obra com qualquer outra, basta clicar de novo no símbolo. Aqui embaixo estou fazendo uma comparação com dois Caravaggios e dei um zoom nos narizes. Para excluir a comparação atual e fazer outra é só clicar no X, que fica dentro do quadradinho menor, na barra inferior.


E podemos ter também nossa própria galeria, oba! E mais de uma, várias! Só clicar nesse símbolo de + que você salva a obra que vai direto para sua galeria, algo como uma espécie de Favoritos. Para isso você já vai ter que estar logado com a sua conta do Google. Para tudo o que eu já escrevi aqui antes, não precisa estar logado e nem ter conta no Google, ok? Só se você quiser montar sua própria galeria.

E para concluir, a imagem abaixo é a do museu que eu mais amo passear virtualmente: O Museé D'Orsay, em Paris.

Espero que eu tenha ajudado em alguma coisa. Bons conhecimentos e boa diversão para você!



Um comentário: